sexta-feira, 24 de agosto de 2018

A origem do nome do povoado Borracha distrito de Vicência - PE



E foi assim, um vilarejo com poucas casas umas quinze no máximo, segundo os mais velhos que foi crescendo e hoje podemos contar mais de mil casas. E ao todo, mais de cinco mil habitantes.

Três escolas e entre elas; Escola José Rufino, que nos anos noventa já bateu o recorde, era a escola com mais de seiscentos alunos nos turnos manhã, tarde e noite. Na época a diretora era Dona Maria Rita Oliveira. E o primeiro diretor da Jose Rufino foi, seu Antônio. As primeiras professoras e diretoras foram: Lourdes Carreiro, Dona Luíza, Dona Lia, Dona Severina, Dona Dudu e Neuza carneiro. Algumas já faleceram! Continuando: uma creche, correios, associações, igrejas, posto de saúde posto de combustível e muito mais.

Mas vamos voltar ao passado. Segundo os mais velhos esse lugar era chamado de MONTEVIDEO! Isso porquê tinha um engenho aqui perto chamado de Engenho Montevideo, o nome do senhor do engenho era Antônio Sizino. hoje o engenho já acabou, não existe mais nada só os destroços. Até aí tudo bem. E agora a origem do nome (BORRACHA) veio de onde? Onde nasceu? Como foi essa ideia?

Bom, temos várias versões: Uns, contam que as casas eram poucas, começava da rua do cassete até a Igreja São Sebastião, era vinte casas no máximo e a rua ainda não era calçada. E o resto era tudo plantio de cana! Já em outra versão conta que: As casas eram até próximo ao comerciante Véi Alvo, e para baixo começou a surgir mais casas uma longe da outra e Montevideo começou a "esticar"! Mas, e o nome (BORRACHA), fala logo danado, "blz."

Nesta outra versão um cearense veio morar aqui nos anos de 1920 na antiga moradia de Antônio de Souza, sua profissão era trabalhar com borracha feita do leite da (SERINGUEIRA). Ele colhia o leite e levava para o Recife para fazer borracha. Ao chegar aqui ele plantou seis pés de seringueira. Poucos conheciam a famosa planta e com isso se popularizou. Para quem não conheci a seringueira, é a planta que se faz todo tipo de borracha.

E quem perguntava ele dizia: “que era um pé de Seringueira que se faz borracha." E os seis pés de borracha chamava atenção dos curiosos e se tornou muito popular. O pessoal vinha de fora para visitar. Dizendo "vamos para a chã da borracha"! E com isso o vilarejo foi crescendo e esticando feito o pé de Seringueira, os comentários eram: "Rapaz esse lugar está esticando igual ao pé de borracha do cearense!" E daí como as pessoas tem o costume de botar apelido em tudo. Montevideo não passou em branco, foi acentuado por (Borracha)! Que antes era (Montevideo).

ATENÇÃO: ESSE TEXTO ESTA PROTEGIDO POR LEI, ao copia-lo informe fonte e crédito. Obg.

Por: André Vinhetas
Foto: Blog do Don Digital


Compartilhar:
Comentários
Local: Vicência - PE, Brasil